Image of report cover.

Unified Planning Work Program
Federal Fiscal Year 2024

Boston Region MPO

 

 

 


 

Sumário executivo

O que é a MPO da região de Boston?

As organizações de planejamento metropolitano (MPO) são responsáveis por fornecer fóruns para a tomada de decisões sobre como alocar fundos federais de transporte para projetos de capital e estudos de planejamento em uma área metropolitana. Essas decisões são guiadas por informações e ideias coletadas de um amplo grupo de pessoas, incluindo autoridades eleitas, planejadores e engenheiros municipais, defensores do transporte e residentes interessados. Cada área metropolitana nos Estados Unidos com uma população de 50.000 ou mais - também conhecida como área urbanizada - é obrigada pela legislação federal a estabelecer uma MPO para a área.

 

Jurisdição e associação da MPO da região de Boston

A área de planejamento da Boston Region MPO se estende por 97 cidades e vilas, de Boston ao norte até Ipswich, ao sul até Marshfield e a oeste até a Interstate 495.

 

A Figura ES-1 mostra o mapa dos municípios membros da MPO da região de Boston.

 

 

Figura ES-1
Municípios na região de Boston

 

 

 

O conselho da MPO tem 22 membros votantes. Várias agências estaduais, organizações regionais e a cidade de Boston são membros votantes permanentes, enquanto 12 municípios são eleitos como membros votantes para mandatos de três anos. Oito membros municipais representam cada uma das oito sub-regiões da região de Boston e quatro representam assentos municipais gerais. A Federal Highway Administration (FHWA) e a Federal Transit Administration (FTA) participam do conselho da MPO como membros consultivos ou sem direito a voto. Mais detalhes sobre os membros permanentes da MPO podem ser encontrados no Anexo F.

 

A Figura ES-2 detalha a composição da MPO e a organização da Equipe Central de Planejamento de Transportes (CTPS), que atua como equipe da MPO.

 

 

Figura ES-2
Organograma da MPO da Região de Boston

 

This figure shows the organizational chart for the Boston Region Metropolitan Planning Organization and the Central Transportation Planning Staff.

 

O Processo de Planejamento de Transporte

O governo federal regula o financiamento, o planejamento e a operação do sistema de transporte por meio do programa federal de transporte, que foi transformado em lei pelos Títulos 23 e 49 do Código dos Estados Unidos. O Federal-Aid Highway Act e o Federal Transit Act exigem que as áreas urbanizadas conduzam um processo de planejamento de transporte para serem elegíveis para fundos federais, resultando em planos e programas consistentes com as metas de planejamento da área metropolitana.

 

A reautorização mais recente da lei de transporte é a Lei Bipartidária de Infraestrutura, que estabelece políticas relacionadas ao planejamento do transporte metropolitano. A lei exige que todas as MPOs realizem um processo de planejamento de transporte contínuo, abrangente e cooperativo (3C). Como parte de seu processo de planejamento 3C, a MPO da região de Boston produz anualmente o Programa de Melhoria do Transporte (TIP) e o Programa Unificado de Trabalho de Planejamento (UPWP). Esses documentos, juntamente com o Plano de Transporte de Longo Alcance (LRTP) quadrienal, são necessários para que a MPO seja certificada como atendendo aos requisitos federais. Esta certificação é um pré-requisito para receber fundos federais de transporte. Além desse requisito, a MPO deve estabelecer e conduzir um processo de engajamento público inclusivo, bem como manter modelos de viagens e recursos de dados para apoiar as determinações de conformidade da qualidade do ar, análises de equidade de transporte e trabalhos e iniciativas de planejamento de longo e curto prazo.

 

O Apêndice E explica com mais detalhes o contexto regulatório e legislativo no qual a MPO opera.

O Processo de Planejamento 3C

O processo de planejamento 3C é uma abordagem para conduzir um planejamento de transporte significativo:

 

O Capítulo 1 explica o processo 3C com mais detalhes.

O que é UPWP?

O UPWP é um documento de planejamento e plano financeiro de um ano que explica como os fundos federais de planejamento de transporte da região de Boston serão gastos em um determinado ano fiscal federal (FFY).

 

O desenvolvimento do UPWP envolve a priorização de todos os possíveis programas de planejamento de transporte, estudos e análises técnicas que possam ser realizados para beneficiar a região em um determinado ano. Os escopos e orçamentos do trabalho priorizado são documentados no UPWP. O objetivo é garantir que o trabalho desenvolvido pela MPO suporte as metas de transporte da região, estabelecidas pelo processo 3C.

 

O UPWP serve como fonte para as seguintes informações:

Como o UPWP se relaciona com os objetivos da MPO da região de Boston?

A MPO da região de Boston planeja o futuro do transporte na região de Boston. A MPO é guiado por uma visão de 20 anos para um sistema de transporte moderno, seguro, equitativo, sustentável e tecnologicamente avançado para a região. Essa visão é descrita no atual LRTP da MPO, Destination 2040. O trabalho de planejamento de transporte financiado pelo UPWP é parte integrante da realização dessa visão regional.

 

As metas de transporte da região de Boston, conforme definido no Destination 2040, são as seguintes:

  1. Segurança: O transporte por todos os modos será seguro.
  2. Preservação do sistema: Manter e modernizar o sistema de transporte e planejar sua resiliência.
  3. Ar puro/comunidades limpas: Criar um sistema de transporte ecologicamente correto.
  4. Gerenciamento de capacidade/mobilidade: Usar a capacidade das instalações existentes com mais eficiência e aumente as opções de transporte.
  5. Equidade de transporte: Garantir que todas as pessoas recebam benefícios comparáveis e não sejam desproporcionalmente sobrecarregadas pelos investimentos da MPO, independentemente de raça, cor, nacionalidade, idade, renda, habilidade ou sexo.
  6. Vitalidade econômica: Garantir que nossa rede de transporte forneça uma base sólida para a vitalidade econômica.

 

A MPO está atualmente em processo de desenvolvimento de seu próximo LRTP. O parágrafo a seguir é a declaração de visão da MPO aprovada em fevereiro de 2023; este UPWP foi desenvolvido para ser consistente com esta visão.

 

A Organização de Planejamento Metropolitano da Região de Boston prevê um sistema de transporte regional equitativo, livre de poluição e moderno que leve as pessoas aos seus destinos com segurança, facilidade e confiabilidade, e que apoie uma região de Boston inclusiva, resiliente, saudável e economicamente vibrante.

 

Além do LRTP e do UPWP, a MPO também produz o TIP para a região de Boston. Como o plano de investimento de capital de curto prazo da MPO, o TIP descreve e prioriza projetos de construção de transporte que devem ser implementados durante o próximo período de cinco anos. A Figura ES-3 ilustra a relação entre a visão e os objetivos do LRTP; a base de planejamento para o trabalho da MPO, o UPWP; a ponta; e o processo de monitoramento e avaliação do progresso para alcançar as metas da região.

 

O que são fundos federais de planejamento metropolitano?

O financiamento federal total programado neste UPWP é de $ 7.116.954. Todos os fundos federais programados no UPWP são concedidos à MPO da região de Boston pelo Departamento de Transporte de Massachusetts (MassDOT) como fundos FHWA 3C Planning (PL). Esses recursos federais vêm inicialmente de duas fontes: o FHWA e o FTA. Existem duas categorias de fundos. Os fundos federais originários do FHWA, conhecidos como fundos de planejamento FHWA 3C, são distribuídos pelas regiões da MPO usando uma fórmula desenvolvida pela Associação de Agências de Planejamento Regional de Massachusetts. Os fundos federais originários do FTA são conhecidos como fundos FTA 3C Planning (Seção 5303). Os fundos FHWA 3C Planning e FTA 3C Planning programados neste UPWP incluem uma correspondência estadual. Para obter informações mais detalhadas sobre fontes de financiamento e repartições, consulte o Capítulo 2.

 

Existem outros trabalhos discutidos no UPWP?

 

Além do trabalho financiado pela MPO, a CTPS realiza análises de planejamento e estudos financiados por agências estaduais de transporte, incluindo MassDOT, Massachusetts Bay Transportation Authority (MBTA) e Massachusetts Port Authority (Massport). Mais detalhes sobre esses estudos financiados por agências podem ser encontrados no Apêndice A.

 

Quais PROGRAMAS E ESTUDOS ESTÃO NO UPWP do ano fiscal de 2024?

O UPWP contém informações detalhadas sobre programas de trabalho, estudos, atividades de apoio e análises técnicas que estão organizadas nas seguintes categorias:

 

 

A Tabela ES-1 contém o orçamento alocado para as atividades de planejamento 3C da MPO no ano fiscal de 2024. A tabela reflete os fundos PL metropolitanos da FHWA e os fundos da Seção 5303 do FTA, que a CTPS e o Conselho de Planejamento da Área Metropolitana (MAPC) esperam gastar no ano fiscal de 2024. A tabela também reflete o trabalho que a CTPS realizará com recursos de outros órgãos de transporte.

 

Os Capítulos 3 a 5 fornecem informações detalhadas sobre as atividades de planejamento de transporte que serão realizadas pela CTPS durante o ano fiscal de 2024. Os novos estudos escolhidos para financiamento no ano fiscal de 2024 estão resumidos abaixo na Tabela ES-2 e descritos com mais detalhes no Capítulo 4.

 

 

Tabela ES-1
Orçamento do programa de trabalho de planejamento unificado para o ano fiscal de 2024

 

Estudos e programas 3C por categorias orçamentárias Ano fiscal de 2024 proposto
Orçamento CTPS
Gerenciamento de recursos e atividades de suporte $395.500
Requisitos de certificação da MPO $ 4.575.486 
Análises técnicas em andamento financiadas pela MPO $146.700
Novos estudos discretos financiados pela MPO  $150.000
Fundos de PL direcionados pelo MassDOT* $359.330
Suporte direto $175.000
Orçamento total da CTPS para o ano fiscal de 2024 $ 5.802.012 

 

Estudos e programas 3C por categorias orçamentárias do MAPC Orçamento MAPC proposto para o ano fiscal de 2024
Estudos de planejamento e análises técnicas MAPC $769.940
Administração do MAPC, gerenciamento de recursos e atividades de suporte $545.000
Fundos programados UPWP total MAPC do ano fiscal 2024 $ 1.314.942 

 

Agência de apoio ao trabalho MPO/3C CTPS MAPC
Subtotal do orçamento 3C
Orçamento proposto para o ano fiscal de 2024
CTPS $ 5.802.012
MAPC  $ 1.314.942 
Subtotal do orçamento 3C $ 7.116.954 

 

Orçamento UPWP do ano fiscal 2024 $ 7.116.954 

 

Observação: Este orçamento inclui salário, despesas gerais e custos diretos de suporte.

* Os projetos nesta categoria são conduzidos em nome do MassDOT, mas financiados por meio do contrato 3C da MPO.      

 

 

 

Tabela ES-2
Novos estudos financiados discretos no ano fiscal de 2024

 

ID do universo ID do projeto Estudo ou programa Proposta de orçamento da CTPS para o ano fiscal de 2024
M-1 14001 Laboratório e estacionamento municipal fase II $45.000
A-1 14002 Estacionamento em ciclovias: Estratégias de segurança e prevenção $20.000
R-2 14003 Estratégias para divulgação e engajamento ambiental $25.000
TE-1 14004 Aplicando transmissão à pontuação do projeto TIP $60.000
Total para novos estudos discretos blank blank $150.000

 

Qual é o processo de criação do UPWP e acompanhamento do andamento dos estudos?

Desenvolvendo o UPWP

O processo anual de criação do UPWP inclui a geração e avaliação de ideias para novos estudos, bem como a atualização de escopos e resultados esperados para programas em andamento, atividades de análise técnica, requisitos de certificação e atividades de suporte administrativo.

 

Ideias para estudos, atividades de análise técnica e entregas para programas em andamento vêm de uma combinação dos seguintes recursos:

 

Ideias para novos estudos são compiladas no Universo de Estudos Propostos. Cada proposta é avaliada com base em como ajudaria a região a cumprir as metas do LRTP. Ao selecionar a lista final de estudos, o Comitê do UPWP também considera a utilidade dos resultados do estudo projetado para as partes interessadas da MPO; se há recursos suficientes de pessoal disponíveis para executar o trabalho necessário; e se o trabalho a ser realizado é coordenado, em vez de redundante, com o trabalho realizado em outras agências.

 

A MPO busca continuamente aprimorar seu processo por meio de tomadas de decisão inclusivas e colaborativas. Por esse motivo, a MPO busca envolver uma gama ampla e diversificada de partes interessadas em todo o processo de desenvolvimento do UPWP.

 

A equipe da MPO continuará buscando sugestões do público para ideias para o Universo de Novos Estudos Propostos e envolverá os participantes na discussão, avaliação e, eventualmente, na priorização de estudos para inclusão no UPWP. A equipe também continuará monitorando e aprimorando os canais de comunicação da MPO, como os listados abaixo:

 

Qual é o processo de revisão pública para o UPWP?

No final do processo de desenvolvimento do documento, a MPO vota para liberar para revisão pública um rascunho do UPWP. A equipe da MPO publica o documento no site da MPO (www.bostonmpo.org) e divulga seu lançamento por meio de uma lista de distribuição de e-mail que inclui contatos municipais, membros do público interessados e outras partes interessadas na região e por meio da rede social. As mensagens de e-mail informam as partes interessadas sobre as próximas oportunidades de revisão pública e envolvimento na tomada de decisões da MPO. A equipe da MPO também solicita informações do público durante visitas públicas, reuniões com partes interessadas e em eventos públicos organizados pela MPO ou seus parceiros de transporte (incluindo MassDOT e MBTA). A equipe da MPO compila os comentários feitos durante o período de revisão pública e os apresenta ao conselho da MPO. Informações sobre o processo de revisão pública para o UPWP preliminar do ano fiscal de 2024 são fornecidas no Apêndice B.

 

Como o progresso e os resultados são monitorados?

A MPO monitora o andamento dos programas e estudos financiados pelo UPWP realizando as seguintes tarefas:

Visão geral deste documento

 

Este documento UPWP está estruturado da seguinte forma:

O Apêndice A também apresenta descrições de projetos e estudos de planejamento de transporte não da MPO que estão sendo (ou serão) conduzidos na região de Boston durante o ano fiscal de 2024 e que são financiados com dólares de planejamento federal e/ou são de importância regional. Esses projetos têm um processo separado de revisão e aprovação fora do alcance da MPO. Eles estão incluídos no UPWP para fornecer uma visão abrangente dos planos e estudos que devem ocorrer na região de Boston e para garantir que os esforços de planejamento da MPO sejam coordenados com outros trabalhos em andamento.

 

 

 

Back to top